Projeto "Ler é muito bom"
E.E. Profº Abílio fontes
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Neuseli Aparecida da Silva(Professor da sala de aula)
Professora: Fernanda Carla da
Silva Ronchi(Sala de aula)
Professora: Elisabete Martins (sala de Leitura)
Professora: Perla B.Rodrigues (Sala de Leitura)
Numero de aulas 05 data 08/08 inicio series 8º series e 7ªanos
Tema:
Fernando Pessoa
I-Conteúdos Previstos:
Bibiografia do autor poesia.
II- Competências e habilidades
para serem desenvolvidas
Analisar, interpretar, ampliar
recursos expressivos nas linguagens.
Habilidades relacionar informação
sobre concepção artística e construção do texto literário
III-Procedimentos: trabalhar a
Bibliografia do autor e seus heterônimos e suas poesias.
Fernando Pessoa (1888-1935) nasceu em Lisboa. Vai para a
África do sul com a mãe e com o padastro aos cinco anos vive em Durban até concluir o colégio inglês .de volta à
Lisboa,começa a frequentar a faculdade , mas não conclui os estudos.
Um dos produtores de Orpheu, Pessoa dirige ao segundo numero de revista , que
define as características do movimento .
Publica em vida apenas um livro, Mensagem, ganhando com ele
o segundo lugar no concurso instituído pelo secretario de Propaganda Nacional de
Lisboa.
Fernando Pessoa, um dos
maiores nome de literatura portuguesa, reúne em sua produção características
marcantes normas das letras de seu
pais,como camões , Bocage,Camilo Peçanha .em camões por exemplo , que cantou as
glorias de Portugal , Pessoa vê a inspiração maior projeto de valorizar a
cultura do pais .
Homem de seu tempo, Pessoa cria um modelo próprio para
transmitir a conturbação do sec XX. Sobe como ninguém casar tradições
com angustia pré –guerra .Deu voz às
grandes inquietações , aos medos e aos sentimentos mais obscuros do
homem do início do século e sua nova organização social.
Heteronímia
Em um processo muito singular na literatura portuguesa. Fernando
Pessoa multiplica-se
Dividi-se e cria o heterônimo. Estes caracterisiticam-se por
serem outras pessoas têm
Identidade própria.
Por meio deles, Pessoa consegue ver e sentem. Formas
arquetípicas representam padrão ou modelos diversos tipos de indivíduos. De
alguma maneira, em geral é possível se identificar com um de seus heterônimos
mais conhecidos. (Álvaro de campos(revoltado , representa o homem em
desespero), Ricardo Reis (Humanista (humanista ,representa a valorização dos
ideais Greco-latinos) e Alberto Caeiro(apegado natureza e a simplicidade ,
representa o homem que se recusa a racionalizar).
Alberto Caeiro
Nasceu em 8 de maio de 19889.è considerado o mestre dos
demais .Alberto Caeiro é guardador de rebanhos , o poeta das sensações , que pretende
ver e sentir sem pensar Considera-se apenas poeta , por isso Fo com intuito de
viver com o intuito de viver como flores as fontes os prados .Sua poesia é desprovida
de métrica e rima.Sua simplicidade da forma poética não permitiria a produção
de uma poesia mediada por elementos muito voltados para a racionalização , como
rebuscamento da forma poética.
Ricardo Reis
Em carta à poética e critico Adolfo Casais Monteiro, o
próprio Fernando Pessoa apresenta Ricardo reis:...Nasceu em 1887 (não me lembro
do dia e mês, tenho-o algures), no Porto, é medico e esta presentemente no
Brasil. Educado num colégio de Jesuítas, é como disse o médico. É um latinista
por educação alheia, e um semi-helinista por educação própria.
Essa carta revela a formação cultural de reis e seu gosto
pela poesia clássica. Seu mundo é passado. Seus modelos poéticos encontram na
Grécia antiga.
Álvaro de campos
Ao apresentar Álvaro de Campos para monteiro, pessoa escreve
“... nasceu em Tavira, no dia 15 de outubro de 1980. E engenheiro naval ,mas
agora esta aqui em Lisboa em inatividade , teve a educação vulgar de Lineu , depois
foi mandado para a Escócia estudar engenharia , primeiro mecânica e depois
engenharia naval .”Álvaro de campos , o mais a moderno dos heterônimos de
Pessoa, é um poeta futurista , das maquinas e da fúria demolidora. Para ele, a
em muitos aspectos, e isso o leva a explosão de inconformismo existência não
faz sentido em muitos aspectos, e isso o leva a explosões de inconformismo e
desespero.
Fernando Pessoa (Ortonimo)
Fernando Pessoa promove a ligação entre o passado lírico
português e a modernidade europeia; reunido a tradição as inovações artisiticas do século XX.
È um poeta melancólico, sentimental nostálgico que embora
por vezes não encontre grandes razões para a existência, não traduz essa ideia
de modo inconformado e agressivo como Álvaro de Campos.
1-Levando em consideração as
informações desse quadro , na sua opinião quem são autores de cada um dos
poemas apresentados?
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2-Junte-se dois colegas que tenham se identificado com o
mesmo poema que você,pesquisem
Outro texto do heteromico e
preparem uma leitura expressiva.
Texto I
O poema que você Lerá agora foi escrito pelo heterônimo se
integrar as coisas, ser com elas herônimo Alberto Caeiro. Acompanhe as visão de
mundo de um eu lírico que coloca no mesmo plano de outros elementos da
natureza, que mão do exercício do pensamento para se integrar as coisas, ser
com elas para ser parte delas.
Poemas de
Alberto Caeiro
Alberto Caeiro
O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...
Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...
O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...
Eu não tenho filosofia; tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...
E a única inocência não pensar...
Interpretação do texto
1-Pesquise o significado da
palavra nítido,em seguida explique o que o que se espera do olhar nítido.
2-Releia os seguintes versos “Porque pensar è não
Compreender..”(Pensar em estar doente dos olhos)(e uma única inocência não
pensar).
A-Se olharmos para os elementos que estão a nossa volta e
pensarmos neles , que tipo de informação certamente virão a tona?
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B)Nesse
sentido , o que significa pensar é estar doente dos olhos “ou pensar é não
compreender”?
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Texto 2 Mar Português- Trabalhar a analise da obra.
“Mar Português”.Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena
Quem quere passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Avaliação: Observar a reação e
comentários e a participação dos
alunos.Registro fotográfico dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
Um projeto bem elaborado e constituído de idéias dentro do grupo cooperativo pedagógico,é a resposta para que cada aluno queira mostrar suas habilidades e competências,assim podemos ressaltar este resultado com excelência.Parabéns a todos envolvidos nesse projeto.
ResponderExcluirUm projeto tem como objetivo a participação de um grupo cooperativo,o que demonstrou nestes resultados por excelência,visto que, cada aluno através da sua pesquisa, de todo material disponível na escola pode admitir que tem habilidades e competências para que o projeto acontecesse superando as expectativas.Parabéns a todos. Andreli
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